Share/Bookmark

Nhamundá Amazonas Brasil





Nhamundá é um município do Amazonas. Sua população estimada em 2004 era de 16.352 habitantes.

A origem da sede municipal remonta ao início das penetrações do rio Nhamundá, ocorrida nas primeiras décadas do século XVII. Os índios foram os primeiros habitantes - Uabuís, Cunuris e Guaicaris, com aldeia denominada Faro. Em 1758 ocorre sua elevação à vila.

Na divisão administrativa do Brasil de 1911, aparece como integrante do município de Parintins, volta a dispor de um outro distrito, além da sede, o da Ilha das Cotias. Em 19.12.1955, através da Lei Estadual nº 96, o distrito de Ilha das Cotias é desmembrado de Parintins e passa a constituir o município autônomo de Nhamundá. Em 31.01.1956 instala-se o novo município.

O município de Nhamundá está localizado na zona fisiográfica do Baixo Amazonas, limitando com os municípios de Parintins e Urucará, no Amazonas, com o estado de Roraima (norte) e com os municípios de Faro e Terra Santa, no estado do Pará, a uma distância de 375 km da capital, em linha reta, e de cerca de 577 km por via fluvial. Sua altitude é de 50 metros acima do nível do mar.

HOME | ABOUT

Copyright © 2011 VIVO EM NHAMUNDÁ | Powered by BLOGGER | Template by 54BLOGGER